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Este é o texto que prometi publicar no post anterior, Como as pessoas chegam até aqui. Vamos falar sobre SEO, Search Engine Optimization, que são as técnicas e os conceitos utilizados para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de sites de buscas, especialmente o famoso Google. Este post é apenas uma breve introdução a este assunto que é muito amplo e complexo.
Hoje, quando se fala em buscas na internet se pensa logo em Google. E o motivo é bem simples, ele é o site de buscas mais utilizado em todo o mundo. Sua importância é tão grande que a língua inglesa criou o verbo "to google" que significa fazer uma busca nesse site. Por isso, ao se falar em técnicas de otimização e melhora nas buscas se pensa sempre no Google Bot - o crawler de indexação do google. Obviamente ele não é único, mas a grande maioria dos sites de busca utilizam os mesmos critérios ao indexar uma página. Provavelmente a grande diferença que exista dele para outros seja o Page Rank, que é o algoritmo utlizado pelo Google para classificar sites e estabelecer um critério de priorização de seus resultados.
Tanto o Google Bot quanto outros robôs de busca precisam ser capazes de examinar bilhares de páginas e classificar suas informações da melhor maneira possível. Essa é uma missão muito difícil de se atingir sem ter um conceito de semântica (alguém pensou em Web 3.0?) bem estabelecido e que por isso, se utiliza dos conceitos de relevância, densidade e proximidade.
Antes de falar um pouco sobre cada um desses conceitos, uma coisa precisa ficar muito clara (ela já é óbvia, mas reforçar a idéia não custa). Todo e qualquer site que quer ser acessado por muitas pessoas deve possuir um bom conteúdo e dever ter um layout agradável . Como bom conteúdo se entende um texto bem escrito com poucos erros gramaticais, com conteúdo atualizado e pertinente ao tema proposto e original na medida do possível. Apenas copiar e colar informações de sites não irá agregar muita coisa, para isso basta utilizador um agregador de RSS que a pessoa terá esse conteúdo. Não é preciso ir a um blog ou a um site para isso. Isso não quer dizer que copiar textos seja ruim, é um excelente meio de se começar um post (não se esqueça de indicar o que foi e de onde foi copiado) ou de expor fatos sobre o mesmo. E por layout agradável se entende um site com aparência limpa, simples e concisa, evitando aquele monte de firulas que faz o site ficar confuso e lento na hora de carregar (problema que vem sendo amenizado por conexões de banda larga acima de 2Mb, mas que não deixam de ser um problema).
Agora sim, vamos ver um pouco sobre os conceitos utilizados pelo robô de busca.
Relevância
Quando falamos em relevância, falamos no quão pertinente uma página é para determinado assunto. Seu blog ou site pode falar sobre diversos assuntos, mas ao ser indexado, não será levado em conta apenas a página principal, e sim todas as páginas existentes nele. Por isso, pode existir o caso de um blog que fala apenas sobre pedras porosas da coleção do Joãozinho, mas que possui um post falando sobre o violência cometida contra mulheres. No momento da indexação, a página que fala sobre esse assunto pode ficar bem posicionada por conter as palavras chave mais importantes para ele. Ou seja, é importante saber escolher as palavras que serão usadas, pois ela farão toda a diferença ao serem examinadas por um mecanismo de indexação.
Densidade
Ao ler o conceito de relevância, a primeira coisa que pode vir a cabeça é encher tudo quanto for post de palavras que são muito procuradas ou então repetir a mesma palavra um monte de vezes. Se você fizer isso, terá dois grandes problemas. O primeiro é que seu texto não ficará muito agradável ao ser lido. Todos nós sabemos que repetição em excesso de uma palavra num texto é ruim e desagradável. A segunda é que os robôs são burros, eles seguem apenas as ordens que lhe são passados por seus programadores. E como os programadores não são burros (com o tempo se aprende bastante) eles possuem critérios que fazem o software considerar um texto como tentativa de fraude e ignorá-lo. Por isso, escolha bem suas palavras chave e cuidado para não exagerar na dose.
Proximidade
Os dois conceitos acima são muito interessante, mas ficam muito claros quando apresentamos a proximidade. Ela se refere a quão próximo um termo está localizado de outro numa página. Dentes e dentista têm tudo a ver, carros e motores também. Isso faz com que o programa que analisa o conteúdo seja capaz de saber que um texto que fala sobre motores de carro tem muito mais a ver com carros do que um que conta o seu dia e possui essa palavra escrita por lá uma única vez.
Com estes três conceitos, nós aprendemos uma parte importante da teoria existente por trás da indexação de mecanismos de busca. Agora vamos ver um pouco de como essa teoria é aplicada na prática. As coisas muito importantes são:
- Quantidade de links externos e internos que você possui;
- A qualidade do seu conteúdo;
- A utilização adequada de palavras chave nos textos, nos campos title, em links, em páginas, nas meta tags e no atributos alt das imagens;
- Não ter erros nas páginas, como links quebrados, imagens quebradas e etc;
- Utilizar as meta tags description e keywords;
- Nomear adequadamente títulos de posts e suas respectivas páginas, mas ter cuidado para não exagerar no tamanho dos mesmos;
- Estar cadastrado em diretórios de blogs e sites;
- Cadastrar suas páginas em ferramentas de bookmarks, como por exemplo, del.icio.us, reddit, furl e rec6;
- Ser linkado por páginas com alto Page Rank;
- Atualização constantemente de conteúdo;
- Ter um domínio próprio;
- Ofereça links de qualidade e pertinentes ao assunto abordado.
Como podemos ver existem muitas coisas que devem ser feitas. No início, pode ser um pouco complicado, mas com o tempo o negócio começa a funcionar e a parecer menos complicado. Vamos comentar algumas das dicas acima.
Quantidade de links externos e internos que você possui
Um dos critérios mais importantes utilizados no Page Rank é a quantidade de links que seu site possui. Tanto links vindos de outros sites, quanto os links internos na sua própria página. Para saber quantos links externos você possui, basta ir no Google e digitar link:dominiodoseusite.com
Qualidade do conteúdo
O motivo é bem simples. Se alguém faz uma busca é para obter informações. Se o seu texto não tiver qualidade, a pessoa não ficará satisfeita e acabará rejeitando sua página sem nunca mais retornar.
A utilização adequada de palavras chave
Isso é aplicar adequadamente os três conceitos: relevância, densidade e proximidade. Para fazer isso adequadamente existem pequenos truques muito úteis. Não é só o que está escrito que conta, a tag title, a url da página, o nome de arquivos como por exemplo, imagens e pdfs, o atributo alt da imagens e conteúdo das meta tags description e keywords são extremamente importantes e utilizados pelos robôs dos mecanimos de busca para determinar a importância e a qualidade do seu conteúdo. Lembre-se que o bom senso é importante, se você tentar trapacear muito, o feitiço irá se voltar contra o feiticeiro.
Como curiosidade, existem diversas gambiarras que se utilizados num limite aceitável, ou seja, que não faça a página se descartada, alancará a mesma nos resultados, mas isso é considerado uma prática totalmente ilegal. Um exemplo é a venda de links em página com alto Page Rank.
Não ter links quebrados
Links de páginas e imagens quebrados são ruins, pois farão a mesma ser imediatamente descartada.
Cadastro em diretórios de blogs e sites e cadastro em ferramentas de bookmarks
Ao se cadastrar nesses lugares, além de conseguir mais links externos fará com que pessoas com interesse no seu tipo de conteúdo saibam que você exista e consigam chegar a você por outras buscas além das feitas pelo Google.
Atualização constante de conteúdo
Atualizar seu conteúdo sempre, todos os dias e se possível mais de uma vez por dia, fará com que seu site seja indexado com uma maior frequência, ou seja, seu conteúdo poderá ser localizado muito mais rapidamente.
Ter um domínio próprio
Um domínio próprio .com, .net, .com.br é muito melhor do por exemplo, .blogspot.com ou .zip.net. E mais, quanto mais antigo seu domínio for, melhor para os critérios de indexação.
Oferecer links de qualidade e pertinentes ao assunto abordado
Linkar conteúdo bom e relevante ao tema tratado é importante por dois fatores principais. O primeiro é que linkar conteúdo na medida certa é importante como critério de desempate e o segundo é que isso agrega valor e credibilidade para o seu site.
Todo o conteúdo escrito neste post procurou dar atenção especial ao Google, mas outros buscadores não fogem muito a estas regras. Além disso, tudo que foi visto aqui é apenas uma pequena introdução sobre o assunto. Existem diversos livros totalmente dedicados a isso.
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Hoje, quando se fala em buscas na internet se pensa logo em Google. E o motivo é bem simples, ele é o site de buscas mais utilizado em todo o mundo. Sua importância é tão grande que a língua inglesa criou o verbo "to google" que significa fazer uma busca nesse site. Por isso, ao se falar em técnicas de otimização e melhora nas buscas se pensa sempre no Google Bot - o crawler de indexação do google. Obviamente ele não é único, mas a grande maioria dos sites de busca utilizam os mesmos critérios ao indexar uma página. Provavelmente a grande diferença que exista dele para outros seja o Page Rank, que é o algoritmo utlizado pelo Google para classificar sites e estabelecer um critério de priorização de seus resultados.
Tanto o Google Bot quanto outros robôs de busca precisam ser capazes de examinar bilhares de páginas e classificar suas informações da melhor maneira possível. Essa é uma missão muito difícil de se atingir sem ter um conceito de semântica (alguém pensou em Web 3.0?) bem estabelecido e que por isso, se utiliza dos conceitos de relevância, densidade e proximidade.
Antes de falar um pouco sobre cada um desses conceitos, uma coisa precisa ficar muito clara (ela já é óbvia, mas reforçar a idéia não custa). Todo e qualquer site que quer ser acessado por muitas pessoas deve possuir um bom conteúdo e dever ter um layout agradável . Como bom conteúdo se entende um texto bem escrito com poucos erros gramaticais, com conteúdo atualizado e pertinente ao tema proposto e original na medida do possível. Apenas copiar e colar informações de sites não irá agregar muita coisa, para isso basta utilizador um agregador de RSS que a pessoa terá esse conteúdo. Não é preciso ir a um blog ou a um site para isso. Isso não quer dizer que copiar textos seja ruim, é um excelente meio de se começar um post (não se esqueça de indicar o que foi e de onde foi copiado) ou de expor fatos sobre o mesmo. E por layout agradável se entende um site com aparência limpa, simples e concisa, evitando aquele monte de firulas que faz o site ficar confuso e lento na hora de carregar (problema que vem sendo amenizado por conexões de banda larga acima de 2Mb, mas que não deixam de ser um problema).
Agora sim, vamos ver um pouco sobre os conceitos utilizados pelo robô de busca.
Relevância
Quando falamos em relevância, falamos no quão pertinente uma página é para determinado assunto. Seu blog ou site pode falar sobre diversos assuntos, mas ao ser indexado, não será levado em conta apenas a página principal, e sim todas as páginas existentes nele. Por isso, pode existir o caso de um blog que fala apenas sobre pedras porosas da coleção do Joãozinho, mas que possui um post falando sobre o violência cometida contra mulheres. No momento da indexação, a página que fala sobre esse assunto pode ficar bem posicionada por conter as palavras chave mais importantes para ele. Ou seja, é importante saber escolher as palavras que serão usadas, pois ela farão toda a diferença ao serem examinadas por um mecanismo de indexação.
Densidade
Ao ler o conceito de relevância, a primeira coisa que pode vir a cabeça é encher tudo quanto for post de palavras que são muito procuradas ou então repetir a mesma palavra um monte de vezes. Se você fizer isso, terá dois grandes problemas. O primeiro é que seu texto não ficará muito agradável ao ser lido. Todos nós sabemos que repetição em excesso de uma palavra num texto é ruim e desagradável. A segunda é que os robôs são burros, eles seguem apenas as ordens que lhe são passados por seus programadores. E como os programadores não são burros (com o tempo se aprende bastante) eles possuem critérios que fazem o software considerar um texto como tentativa de fraude e ignorá-lo. Por isso, escolha bem suas palavras chave e cuidado para não exagerar na dose.
Proximidade
Os dois conceitos acima são muito interessante, mas ficam muito claros quando apresentamos a proximidade. Ela se refere a quão próximo um termo está localizado de outro numa página. Dentes e dentista têm tudo a ver, carros e motores também. Isso faz com que o programa que analisa o conteúdo seja capaz de saber que um texto que fala sobre motores de carro tem muito mais a ver com carros do que um que conta o seu dia e possui essa palavra escrita por lá uma única vez.
Com estes três conceitos, nós aprendemos uma parte importante da teoria existente por trás da indexação de mecanismos de busca. Agora vamos ver um pouco de como essa teoria é aplicada na prática. As coisas muito importantes são:
- Quantidade de links externos e internos que você possui;
- A qualidade do seu conteúdo;
- A utilização adequada de palavras chave nos textos, nos campos title, em links, em páginas, nas meta tags e no atributos alt das imagens;
- Não ter erros nas páginas, como links quebrados, imagens quebradas e etc;
- Utilizar as meta tags description e keywords;
- Nomear adequadamente títulos de posts e suas respectivas páginas, mas ter cuidado para não exagerar no tamanho dos mesmos;
- Estar cadastrado em diretórios de blogs e sites;
- Cadastrar suas páginas em ferramentas de bookmarks, como por exemplo, del.icio.us, reddit, furl e rec6;
- Ser linkado por páginas com alto Page Rank;
- Atualização constantemente de conteúdo;
- Ter um domínio próprio;
- Ofereça links de qualidade e pertinentes ao assunto abordado.
Como podemos ver existem muitas coisas que devem ser feitas. No início, pode ser um pouco complicado, mas com o tempo o negócio começa a funcionar e a parecer menos complicado. Vamos comentar algumas das dicas acima.
Quantidade de links externos e internos que você possui
Um dos critérios mais importantes utilizados no Page Rank é a quantidade de links que seu site possui. Tanto links vindos de outros sites, quanto os links internos na sua própria página. Para saber quantos links externos você possui, basta ir no Google e digitar link:dominiodoseusite.com
Qualidade do conteúdo
O motivo é bem simples. Se alguém faz uma busca é para obter informações. Se o seu texto não tiver qualidade, a pessoa não ficará satisfeita e acabará rejeitando sua página sem nunca mais retornar.
A utilização adequada de palavras chave
Isso é aplicar adequadamente os três conceitos: relevância, densidade e proximidade. Para fazer isso adequadamente existem pequenos truques muito úteis. Não é só o que está escrito que conta, a tag title, a url da página, o nome de arquivos como por exemplo, imagens e pdfs, o atributo alt da imagens e conteúdo das meta tags description e keywords são extremamente importantes e utilizados pelos robôs dos mecanimos de busca para determinar a importância e a qualidade do seu conteúdo. Lembre-se que o bom senso é importante, se você tentar trapacear muito, o feitiço irá se voltar contra o feiticeiro.
Como curiosidade, existem diversas gambiarras que se utilizados num limite aceitável, ou seja, que não faça a página se descartada, alancará a mesma nos resultados, mas isso é considerado uma prática totalmente ilegal. Um exemplo é a venda de links em página com alto Page Rank.
Não ter links quebrados
Links de páginas e imagens quebrados são ruins, pois farão a mesma ser imediatamente descartada.
Cadastro em diretórios de blogs e sites e cadastro em ferramentas de bookmarks
Ao se cadastrar nesses lugares, além de conseguir mais links externos fará com que pessoas com interesse no seu tipo de conteúdo saibam que você exista e consigam chegar a você por outras buscas além das feitas pelo Google.
Atualização constante de conteúdo
Atualizar seu conteúdo sempre, todos os dias e se possível mais de uma vez por dia, fará com que seu site seja indexado com uma maior frequência, ou seja, seu conteúdo poderá ser localizado muito mais rapidamente.
Ter um domínio próprio
Um domínio próprio .com, .net, .com.br é muito melhor do por exemplo, .blogspot.com ou .zip.net. E mais, quanto mais antigo seu domínio for, melhor para os critérios de indexação.
Oferecer links de qualidade e pertinentes ao assunto abordado
Linkar conteúdo bom e relevante ao tema tratado é importante por dois fatores principais. O primeiro é que linkar conteúdo na medida certa é importante como critério de desempate e o segundo é que isso agrega valor e credibilidade para o seu site.
Todo o conteúdo escrito neste post procurou dar atenção especial ao Google, mas outros buscadores não fogem muito a estas regras. Além disso, tudo que foi visto aqui é apenas uma pequena introdução sobre o assunto. Existem diversos livros totalmente dedicados a isso.
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